Troposfera - Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora.

Just open a Bet365 account today and make a deposit http://abonuscode.co.uk Make a deposit of £10-£200 and then enter the 10-digit bonus code

A Divisão do Vórtice Polar e o Regresso da Chuva ao Continente!

Nos últimos dias temos vindo a falar no regresso da chuva e na possibilidade de virmos a ter uns bons dias seguidos de tempo verdadeiramente Invernal. Mas, a que se deve então esta mudança nas condições meteorológicas, depois de termos andado tanto tempo com o Anticiclone a bloquear tudo e mais alguma coisa?!

Ora, a história começa com o Vórtice Polar. Na Estratosfera, a camada da atmosfera logo acima da Troposfera (zona onde ocorrem os fenómenos atmosféricos), temos, normalmente, por cima do Ártico, uma circulação forte de ventos associada a uma zona de baixas pressões (depressão) e a temperaturas muito frias - o Vórtice Polar.

Acontece que, na primeira metade de Fevereiro, um súbito aquecimento da estratosfera por cima do Ártico, provocou a "divisão" temporária desse mesmo Vórtice Polar. Segundo alguns dados, este aquecimento súbito foi mesmo extremo, quebrando possivelmente alguns recordes nos valores do aquecimento da estratosfera.

Ou seja, desta situação resultou uma massa de ar muito fria que anda "à solta" por latitudes mais baixas e menos normais, e irá causar algum "caos atmosférico" nestes próximos dias/semanas, com a disrupção, por exemplo, do nosso Anticiclone dos Açores, que irá deslocar-se mais para NE, abrindo caminho a uma série de depressões que se irão formar no Atlântico Norte e dirigir-se para a Europa, atingindo também a Península Ibérica em força.

As próximas 2 a 3 semanas serão, assim, de muito frio e tempestades de neve prováveis na Europa Central e Norte, e trazendo também a possibilidade de muita chuva (com acumulados muito significativos em perspectiva), algum frio e neve, ventos fortes e agitação marítima forte, aqui para o nosso cantinho Português.

É uma situação muito interessante na atmosfera, que não acontece assim muitas vezes, e que irá influenciar as condições meteorológicas por cá (e em praticamente todo o Hemisfério Norte) nos próximos tempos. Depois de muitos meses em que a Seca vigorou, esperamos agora que toda a chuva que faltou nesse período e que tanta falta nos faz, também não venha toda de uma só vez, causando estragos... Mas que é muito bem vinda, lá isso é!

Aguardemos pelo que os próximos dias nos reservam, sendo certo que chapéus de chuva, gorros e galochas, serão de uso obrigatório. 

Fonte

#Troposfera #VórticePolar #PolarVorticeSplit #SSW #CHUVA #FRIO#INVERNO